Água limpa e pura é fundamental para a manutenção da vida, desde os micro-organismos mais simples até seres grandes e mais complexos. E para conseguir água potável com facilidade, o ser humano desenvolveu uma série de tecnologias, o que inclui também os purificadores de água. Você provavelmente tem um em casa. Mas, você sabe como funciona o Purificador de Água?
Parece algo bem simples à primeira vista. Você instala o aparelho em uma fonte de água e ele dispensa água quando você quer. Alguns ainda têm um sistema de resfriamento para você ter água gelada. Porém, seu funcionamento interno é bem mais complexo e interessante.
Veja também: Fizemos o review dos melhores purificadores da atualidade! Veja as análises aqui!
Como é construído o Purificador de Água?
O casco desses aparelhos geralmente é feito de plástico ou inox, que são materiais resistentes à corrosão. Já o formato, botões e outros componentes variam bastante entre os modelos.
A parte mais importante está dentro. Os purificadores são construídos com uma entrada de água ligada ao seu sistema de purificação. Quando a saída de água é aberta, a água é bombeada por um motor eletrônico por várias camadas de materiais e ferramentas, as quais removem detritos e elementos químicos que não são parte da própria água.
Como mencionamos, muitos também apresentam um sistema de resfriamento interno, o qual pode ser eletrônico ou de compressão. O primeiro usa uma pastilha termoelétrica para retirar calor da água à medida que é purificada. O segundo, por sua vez, é mais resistente e consegue resfriar a água mais rapidamente. Por isso, é indicado para locais com alto fluxo de pessoas, como consultórios.
Como o Purificador de Água funciona?
O processo de purificação da água envolve vários estágios, cada um contribuindo de maneiras diferentes para sua limpeza. Veja aqui como funciona esse processo.
Filtragem
A purificação da água começa com um simples processo de filtragem, o qual faz a remoção de partículas sólidas do líquido. Mesmo que a água que chega até sua casa seja tratada, ainda é bem provável que ela acumule pequenas partículas através dos canos, as quais precisam ser removidas.
Desinfecção
O próximo passo é a remoção de componentes potencialmente tóxicos da água, como metais pesados, micro-organismos ou vestígios de amônia. Para isso, é usado um componente bactericida na água, que retira essas substâncias tóxicas.
Purificação
Em seguida, a água passa por poros de carvão mineral, que drena o cloro e outras substâncias químicas que continuam presentes após o tratamento. Isso acontece porque o carvão é como uma “esponja química”, um material que absorve facilmente várias substâncias.
Reforço por carvão ativado e prata
No estágio anterior, a presença do cloro e outros materiais orgânicos é reduzida. Sendo assim, é necessário usar o carvão ativo para drenar o resto do cloro e também a prata como ferramenta bacteriostática, que impede a proliferação de bactérias.
Manta e tela texturizada
Por último, a água atravessa uma manta e tela que fazem o último trabalho de limpeza necessário. Se qualquer partícula chegou até aqui, ela é retida e apenas a água passa para seu copo.
Veja também: Nós te mostramos as vantagens e desvantagens do Purificador de Água!
Perguntas frequentes sobre como funciona o Purificador de Água?
O Purificador de Água é um equipamento feito para remover toda e qualquer substância da água, incluindo micro-organismos. Pode-se dizer que é um procedimento mais completo.
Já um filtro trabalha apenas com a remoção de elementos sólidos. Na maioria dos casos, isso é suficiente para o consumo saudável, mas há locais, como clínicas e hospitais, onde é necessário ter água purificada para consumo.
Em média, um filtro para Purificador de Água tem duração de 6 meses. Em média, isso representa um total de 3 mil litros de água purificada.
Após esse prazo, o ideal é fazer a troca do filtro, pois ele já deve ter muitas partículas retidas, o que prejudica sua eficácia.
Se você tem um Purificador de Água em casa, o mais comum é que ele seja colocado na bancada da cozinha, para ficar próximo a uma saída de água já existente.
Alternativamente, você pode construir uma nova saída no encanamento apenas para o purificador. Em todo caso, o ideal é que fique em local pouco exposto ao sol, para facilitar o resfriamento da água.
Conclusão
Entender como funciona o Purificador de Água dá uma perspectiva bem mais ampla sobre os processos envolvidos para gerar água potável. Uma forma de apreciar ainda mais a importância dessas ferramentas no dia a dia.
A Editoria do Guia do Eletro é composta por parceiros focados em encontrar os melhores produtos para você fazer a melhor compra!
O Guia do Eletro foi criado em 2016. Nossa missão é criar o melhor e mais confiável site de análises de eletros mais confiável da internet
Já ajudamos mais de 40.000 pessoas a tomar a melhor decisão de compra!
O purificador fica refrigerando o tempo todo ou ele para é só refrigera quando ultilisamos a água? ( o meu fica com a luz acesa o tempo todo, e normal? )
O purificador de água funciona mesmo estando com defeito, quero dizer o filtro continua funcionando????