Saber como limpar o ar condicionado não é apenas uma questão de manutenção, mas também de saúde. Um aparelho sujo pode se tornar um terreno fértil para fungos, bactérias e ácaros.
Além disso, a sujeira pode fazer o aparelho funcionar de forma menos eficiente, consumindo mais energia. Confira algumas dicas para facilitar sua vida na hora de limpar o seu ar-condicionado!
Veja também: Analisamos os melhores modelos de ar condicionado inverter para comprar nesse verão!
Os melhores vídeos tutoriais sobre como limpar Ar Condicionado
[ps2id url=’#passoapasso’ offset=”]Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito![/ps2id]
Como limpar a evaporadora do Ar Condicionado em casa e sem equipamentos específicos:
Como limpar a condensadora externa do Ar Condicionado:
Como limpar um Ar Condicionado de Janela:
[ps2id id=’passoapasso’ target=”/]
Confira 8 etapas para saber como limpar o ar condicionado de forma eficiente!
1. Adote alguns cuidados antes de começar
Antes de qualquer procedimento de limpeza, veja se o ar-condicionado está desligado para evitar acidentes elétricos.
Além disso, diferentes modelos de ar-condicionado têm instruções específicas para limpeza. Consulte o manual para garantir que você não irá danificar o seu aparelho.
2. Limpe o filtro de ar
Inicialmente, é preciso remover o filtro de ar. Para isso, abra a tampa frontal do aparelho. Normalmente, os filtros são fáceis de deslizar para fora. Caso tenha dificuldade, consulte o manual do usuário para instruções específicas para o seu modelo.
Depois é preciso lavá-lo. Encha uma bacia com água morna e adicione algumas gotas de detergente neutro. Mergulhe o filtro e use uma escova de cerdas macias para esfregar suavemente a superfície. Essa etapa deve ajudar a soltar e remover partículas de poeira e sujeira.
É fundamental que o filtro esteja completamente seco antes de ser reinserido no aparelho. Por isso, o coloque em um local ao ar livre, mas fora da luz direta do sol para evitar deformações.
3. Limpe as aletas e pás do ventilador do ar condicionado
As pás são as lâminas do ventilador dentro da unidade interna do ar-condicionado. Essas lâminas ajudam na circulação do ar e, assim como o resto do aparelho, também precisam de limpeza.
A limpeza dessas lâminas geralmente envolve a abertura da unidade interna. O acúmulo de sujeira nesse local pode reduzir a eficiência do seu ar-condicionado e levar a problemas como odores desagradáveis e baixa qualidade do ar interior.
Para isso, use um pano úmido para limpar suavemente as aletas e pás do ventilador. Para sujeira mais persistente, um aspirador de pó com bocal de escova pode ser mais eficaz.
4. Considere fazer uma limpeza química
Em casos de acúmulo considerável de sujeira ou presença de fungos e bactérias, uma limpeza química pode ser necessária. Essa é uma tarefa complexa que envolve a desmontagem de partes do aparelho, por isso, é melhor deixá-la para profissionais.
5. Verifique o dreno e a bandeja de condensação
Use um arame ou cabo flexível para verificar se o dreno está livre de obstruções. Bloqueios podem causar vazamentos e mau funcionamento do aparelho.
Além disso, se o seu aparelho possui uma bandeja de condensação, faça a sua remoção para limpá-la com uma mistura de água e vinagre. Essa medida deve ajudar a matar bactérias e evita o crescimento de mofo.
6. Analise a unidade externa
A limpeza da condensadora, que é a unidade externa do ar-condicionado, é uma peça crítica que não deve ser negligenciada durante a manutenção. Para tanto, retire quaisquer objetos como folhas, galhos ou detritos que possam estar bloqueando as aletas da unidade externa.
Verifique se a base da unidade está nivelada. Um nivelamento inadequado pode levar a uma drenagem deficiente e outros problemas funcionais.
Realize também a limpeza das aletas. Em geral, é possível usar um produto de limpeza específico para esse eletro (como a espuma limpa ar-condicionado), mas siga rigorosamente as instruções do fabricante.
7. Verifique as conexões elétricas e tubulações
Antes de ligar o aparelho, faça uma inspeção visual de todas as conexões elétricas para ter certeza de que estão firmes. Se assegure de que não há fios desencapados.
Se você notar qualquer dano nos cabos ou conexões que possam fazer com que o uso do aparelho não seja seguro, é aconselhável chamar um técnico qualificado.
Verifique, ainda, o isolamento das tubulações que ligam a unidade interna à externa. Se estiver desgastado, substitua-o para melhorar a eficiência do aparelho.
8. Use o modo limpeza
O “Modo Limpeza” ou “Auto Clean” é uma função disponível em muitos modelos modernos de ar-condicionado. Essa função é projetada para ajudar a manter o interior da unidade interna seco e livre de mofo e odores.
Para ativá-lo, use o controle remoto ou os botões na unidade interna para acessar o menu de funções. Procure pela opção que diz algo como “Modo Limpeza” ou um ícone que represente essa função. Selecione a opção para ativar.
Uma vez ativado, o ar-condicionado funcionará em um modo especial por um tempo após o ciclo de resfriamento ou aquecimento ter terminado. Em geral, isso envolve o funcionamento do ventilador sem o uso do compressor, para secar o interior da unidade.
9. Teste o aparelho
Após a limpeza, ligue o aparelho e observe seu desempenho. Ruídos estranhos, vibrações ou mau funcionamento podem indicar que algo foi montado incorretamente ou que há uma falha que requer atenção profissional.
Veja mais 2 dicas que vão ajudá-lo com a limpeza do ar condicionado
1. Faça uma revisão anual no aparelho
Mesmo que você realize limpezas regulares, é recomendável uma revisão profissional anual com um profissional para verificar itens como gás refrigerante, motor e outras partes internas.
2. Utilize um aspirador de pó com filtro HEPA para limpar a parte interna
Como você viu, as unidades internas de ar-condicionado podem acumular uma grande quantidade de poeira e outros alérgenos ao longo do tempo.
Um aspirador com um filtro HEPA (High-Efficiency Particulate Air) pode capturar partículas muito menores do que um aspirador comum, por isso, ele pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a qualidade do ar em sua casa. O ideal é usá-lo para limpar as áreas acessíveis da unidade interna, como aletas e outros componentes visíveis.
Agora que você já conhece diversas dicas de como limpar o ar condicionado, coloque-as em prática para limpar diversos modelos de aparelho, como split ou de janela. Esperamos que esse processo se torne mais fácil e prático, garantindo um ambiente mais saudável e confortável para você e sua família.
Formada em Direito e atuando como redatora desde 2018, contando com mais de 1000 conteúdos para web produzidos em diversos formatos.
Há 2 anos produz conteúdos para o Radar dos Eletros, tendo se especializado principalmente em eletros das categorias de Beleza e Saúde, Lavanderia e Cozinha. Tem os hobbys de ler, viajar para locais novos e brincar com sua gata.