O umidificador de ar pode ser benéfico para melhorar a qualidade do ar em ambientes secos ou com ar-condicionado, o que pode trazer alívio em casos de ressecamento de pele, olhos e vias respiratórias.
No entanto, é importante saber como usar umidificador de ar da forma correta, já que é preciso tomar certos cuidados para garantir a eficácia e segurança do dispositivo. Veja, a seguir, algumas dicas de como usar umidificador de ar!
Veja também: Analisamos os umidificadores de ar mais indicados para comprar na atualidade! Confira!
Os melhores vídeos tutoriais sobre como usar o Umidificador de Ar!
Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!Como usar o Umidificador de forma geral:
Entenda o funcionamento do Umidificador de Ar:
Confira o passo a passo de como usar umidificador de ar com segurança!
1. Escolha o modelo adequado
Existem diferentes tipos de umidificadores, incluindo evaporativos, ultrassônicos e de vapor quente. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, portanto escolha o que melhor atenda às suas necessidades.
Em alguns modelos é possível colocar óleos essenciais, por exemplo, enquanto outros não são feitos para dispersar óleos.
Nesse sentido, adicionar óleos essenciais em um umidificador que não é projetado para isso pode levar ao acúmulo de resíduos e até danificar o aparelho. Por isso, sempre consulte o manual do usuário para obter orientações.
2. Coloque água no reservatório
Depois de escolher um modelo e comprá-lo, chega o momento de usar o umidificador de ar. O primeiro passo deve ser encher o seu reservatório com água limpa e, de preferência, filtrada para prevenir o acúmulo de minerais que podem dispersar partículas pelo ar.
3. Escolha o local ideal e ajuste o aparelho
Posicione o umidificador em um local plano e seguro, de maneira que o vapor possa se dispersar de maneira uniforme. O ideal é mantê-lo a uma distância segura de móveis, eletrônicos e paredes para evitar danos por excesso de umidade.
Apesar de não existir o melhor horário para usar o umidificador de ar, muitas pessoas gostam de usá-lo no quarto para aliviar sintomas de secura que podem interromper o sono, o que é permitido, desde que o aparelho esteja limpo para evitar o crescimento de mofo e bactérias.
Nesse caso, é indicado deixá-lo longe da cama para evitar o excesso de umidade perto de você enquanto dorme. Em alguns modelos é possível usar o temporizador para desligar o aparelho após algumas horas se não quiser deixá-lo ligado a noite toda.
Ajuste o nível de umidade de acordo com as instruções do manual. O ideal é manter o ambiente com uma umidade relativa entre 30% e 50%. Além disso, mantenha portas e janelas fechadas durante o uso para maximizar a eficácia do aparelho.
Mais 3 dicas úteis de como usar umidificador de ar de maneira eficiente!
Aumente a frequência de uso em épocas específicas do ano
Existem algumas estações do ano que são mais secas, como o inverno. Nesses momentos, o uso do umidificador é ainda mais relevante.
As instruções básicas de uso continuam as mesmas, mas durante esses períodos pode ser preciso usar o aparelho por mais tempo para tornar o ambiente mais agradável.
Use água fria no reservatório
Embora alguns umidificadores de ar sejam projetados para ferver água e liberar vapor quente, a maioria dos dispositivos comuns usa água fria.
A água fria tende a dispersar menos minerais no ar. Além disso, reduz o risco de queimaduras se o umidificador for derrubado ou tocado acidentalmente.
Verifique a umidade ambiente
Se você não deseja depender apenas da sensação de umidade para determinar quando usar ou desligar o umidificador, é possível adquirir um higrômetro ou comprar um modelo que já conta com essa funcionalidade.
Esse é um dispositivo simples que mede a umidade relativa do ambiente. Ele ajuda a garantir que você mantenha o nível de umidade dentro da faixa ideal de 30% a 50%. Evitar níveis muito altos de umidade pode prevenir o crescimento de mofo e ácaros.
Agora que você já sabe como usar umidificador de ar, coloque as nossas dicas em prática para obter diversos benefícios para a sua saúde e bem-estar, especialmente em ambientes secos ou durante os meses de inverno.
Formada em Direito e atuando como redatora desde 2018, contando com mais de 1000 conteúdos para web produzidos em diversos formatos.
Há 2 anos produz conteúdos para o Radar dos Eletros, tendo se especializado principalmente em eletros das categorias de Beleza e Saúde, Lavanderia e Cozinha. Tem os hobbys de ler, viajar para locais novos e brincar com sua gata.